O design de seu site é influenciado pela qualidade da hospedagem?

Aparentemente, hospedagem de sites e estilos de design não tem nada a ver uma coisa com a outra, porém a relação entre esses dois fatores é muito grande!

Repare o seguinte, você está decidindo qual será a imagem de cabeçalho do seu website. Procura em um banco de imagens e finalmente encontra a imagem perfeita, nítida, em alta qualidade de resolução. Então, sem pestanejar, você adiciona essa foto no header da página inicial e pronto, seu website ficou com um design ideal, certo? Depende!

É preciso considerar que a qualidade de uma imagem está diretamente ligada ao tamanho e resolução da mesma em pixels. Uma imagem de alta resolução possui muitos pixels e – consequentemente – é pesada. E agora é que entra a grande questão: sempre que um usuário visita uma página/URL de seu site, uma requisição é feita no servidor onde o site está hospedado. Se o servidor está tendo muito trabalho para carregar um arquivo solicitado, o usuário irá experimentar lentidão no carregamento. É como querer baixar um filme em alta resolução com uma internet lenta!

Ok, mas o que isso tem a ver com a qualidade do design? Tudo! Afinal, de que adianta ter reservado um layout bem espaçoso para acomodar uma bela e ampla imagem se esta não está sendo exibida (ou pior, se ela ficou cortada)? Provavelmente o usuário, ao visitar outro website (e considere que é muito comum um usuário clicar em vários resultados no Google abrindo os sites em diferentes abas…enquanto um carrega, outro é aberto) irá pensar que seus concorrentes possuem um layout mais atrativo, afinal suas imagens estão adequadas, diferentemente do seu site que está literalmente “falhado”.

O exemplo dado aqui foi em relação à imagem de cabeçalho apenas, mas isso vale para todos os ícones do site. Existem muitas estruturas visuais úteis para passar uma impressão de profissionalismo em um desenvolvimento web. Logo slides, vídeos, animações em flash, efeitos visuais, etc. são todos importantes para uma boa estrutura e aparência, e todos em tese irão ocupar memória no servidor.

Para contornar as dificuldades, basicamente existem duas soluções:

  1. Redimensione os objetos, como imagens, para ocuparem menos espaço. Você pode usar o site Reduce Images para isso rapidamente.
  2. Contrate um bom serviço de hospedagem. A opção mais potente para qualquer aplicação, principalmente se você possui bastante tráfego, é um modelo de servidor dedicado barato.

Para aprender a configurar e ter boas ideias de design, assista também o vídeo abaixo:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *